Aprenda inglês ouvindo, ouvindo, ouvindo! Mude sua forma de pensar

Pagos 11 junho 2010 | 15 Comentários


Este é um post patrocinado indicando o Effortless English Club, conferimos de perto o serviço e realmente é muito bom! Leia todo o texto e veja os vídeos dele, dedique um tempo extra para conhecer o projeto porque VALE A PENA. Mesmo que você não vá usar o serviço deles, as dicas gratuitas para mudança de ritmo no aprendizado são d+!

Gostaria de melhorar seu inglês? Há quanto tempo você estuda? Sabia que muita gente estuda inglês por anos, e ainda assim no final não consegue se comunicar?

Se você já estudou inglês (mesmo que seja na escola comum, de ensino fundamental e médio) e tem uma base, mas não sabe falar nem interpretar o que os outros falam, conheça de perto esse projeto. Ele vai melhorar radicalmente seu inglês “ouvido e falado”, e consequentemente, o escrito também.

As escolas tradicionais te ensinam regras gramaticais e texto, muito texto. As pessoas não aprendem assim. Aprendem FALANDO, OUVINDO, para só depois escrever. Não é assim que os bebês começam a falar? Uma criança fala e entende quase tudo. E não sabe o que é substantivo, o que é verbo, o que é pretérito mais que perfeito, o que é conjunção, locução verbal, etc. Simplesmente aprendeu a falar por repetição, por ouvir os outros falando à sua volta.

Você sabe falar português, seu idioma nativo no Brasil, né? Agora será que você sabe todas as regras gramaticais?

NÃO!

A menos que seja um entusiasta do idioma ou profissional da área, você não sabe nem precisa conhecer todas as regras. É assim que um idioma deve ser compreendido.

Então porque será que as escolas de inglês ensinam justamente as regras, indo pelo caminho contrário? Nem americanos, britânicos e australianos sabem tudo o que você aprende nos cursos de inglês tradicionais… Eles falam o idioma sem precisar das regras. E se você quer aprender de verdade, terá que mudar sua forma de estudo e agir assim também.

Aprender pelas regras, sem saber falar e ouvir, vai te tornar uma espécie de “analista da língua”. Só na teoria. Na prática, não funciona! Pode ver com qualquer pessoa que fez cursos tradicionais: mais de 99% delas não se sentem seguras ao falar, e não compreendem todos os áudios em inglês, mesmo depois de vários e vários anos estudando – e pagando caro!

Quando alguém te faz uma pergunta, você responde sem pensar em regras. Sem pensar se é no passado, no futuro, em qual palavra você deve colocar aqui ou ali… Simplesmente RESPONDE!

Num novo idioma qualquer, deveria ser assim também, pois é o processo natural.

Ao ver um filme, você não tem tempo de ficar traduzindo o que dizem para entender. Se tentar, perderá muitas falas!

Ao conversar com alguém também. Não há tempo para pesquisar na cabeça as regras, muito menos na internet ou em livros.

Uma solução: aprender inglês ouvindo!

Apresentamos um programa especial para quem está constantemente aprendendo inglês. Esse programa não é para qualquer um: você já precisa saber reconhecer algumas palavras básicas, ouvindo, e ter idéia do significado delas. Se não puder ouvir e entender uns 90% dos vídeos apresentados na página a seguir, é sinal de que ainda não está pronto.

No programa, que é totalmente online, você terá contato com bastante áudio em inglês. Ouvir é essencial para aprender um idioma. Só com livros e textinhos simples você nunca vai chegar a lugar nenhum! Se você já pagou cursos e perdeu vários anos tentando, e ainda não consegue, você tem provas suficientes de que os métodos que quase todas as escolas usam NÃO FUNCIONAM.

Clique aqui para acessar o site dos vídeos, veja todas as “regras” (rules) para mudar sua forma de aprender, e então cadastre-se.

Não é gratuito, mas o material é de qualidade. Em poucas semanas você começará a sentir o resultado: poderá compreender muitos textos e falar algumas coisas com segurança, o que você provavelmente ainda não conseguiu mesmo depois de anos de estudos “tradicionais”.

Dica extra: você pode melhorar seu inglês com podcasts gratuitos também! Não é necessário sair pagando por alguns programas sem ter idéia do que eles lhe fornecem. Confira o ESLPod, já recomendado aqui no Aprender Inglês.

Veja com atenção os vídeos, assine o programa e comece a estudar. É online, sem complicação.





15 Respostas em “Aprenda inglês ouvindo, ouvindo, ouvindo! Mude sua forma de pensar”

  1. Erika da Cruz Silva disse:

    Tenho o desejo de aprender ingles a anos,quando ouso musicas vejo o quanto é facil falar .Estou muito feliz com as dicas parabens.

  2. Renan disse:

    Erika, você precisa aprender o portugês primeiro, “ouso” é complicado haha.

  3. Wellington disse:

    Caro Renan, é muito fácil apontar os erros ou descuidos dos outros e esquecer dos nossos próprios. Amigão, você escreveu “portugês”!!! E se acha no direito de corrigir alguém ? Se cada um cuidasse da sua própria vida o mundo seria bem melhor. Críticas sarcásticas e negativas como a sua não melhoram ninguém, nem nada. Te manca, palhaço de plantão !

  4. Alan disse:

    Parabéns Wellington pelo comentário postado, concordo com tudo que disse e digo que estamos aqui para aprender e ajudar uns aos outros.Boa sorte a todos!

  5. Vall disse:

    Olá, tenho lido com bastante atenção cada dica que você tem postado. Confesso que estou frustrada comigo mesma. Há dois anos que faço curso, e nada de fluência. Já estou caminhando para o avançado (nível) e tremo só de pensar em conversar com alguém pelo simples motivo de ter a plena certeza de que não vou compreender e nem ser compreendida. :(

    Fiz o teste da EnglishTown e simplesmente descobri que estudando no avançado, meu nível é na realidade, o básico. Tô perdida! :/ Gastei à toa.

  6. JAILTON disse:

    YO ACHO LA LENGUA INGLESA MUY DIFICIL PERO VALE APENA APRENDER

  7. josue disse:

    É isso que eu sempre venho falando velho, disse tudo

  8. Laura Nespoli sardi disse:

    vcs estao falando do ingles ou do portugues???????????????

  9. Luis Henrique disse:

    O cara que fez esse material dá muitas dicas boas no youtube, procura por: For Excellent English Speaking. Para quem não conhece, tem um ótimo site para aprender inglês ouvindo é o elllo.org é o meu preferido e todo o conteudo é free..

  10. gabrielly disse:

    nossa como e legal estudar inglÊs demais a palavras que eu mais gostei foi thither que quer dizer professora ou professor

  11. matheus disse:

    na sei fala ingle é defise

  12. matheus disse:

    querer aprende ingle e muto

  13. bruna disse:

    isso e muito bom para a gente i se desenvouvendo

  14. DANIELE SOUSA disse:

    obrigado pela dica adorei

  15. Abham Melo disse:

    Sem se ter uma boa base na língua mãe, é impossível aprender outro idioma!! Pode-se até falar termo de rua, mas cultura que é bom!!!!!!!!

Deixar um Comentário


Digite seu e-mail para receber atualizações do site:

SEM SPAM! Só enviaremos e-mails com as matérias publicadas.
Se nada for publicado no dia, você não recebe nada.