Curso de inglês grátis online: vídeos do Telecurso

Não sabe NADA de inglês? Então esta dica é para você! É um dos melhores lugares para começar a aprender sem ter nenhum conhecimento prévio no idioma.

O famoso Telecurso, que passa na TV, tem uma série de vídeos didáticos sobre as matérias do currículo escolar brasileiro. Você sabia que as teleaulas estão disponíveis de graça na internet?

Uma busca rápida no YouTube permite achar facilmente as aulas sobre todas as matérias, tanto do ensino fundamental como médio. São aulas ideais para quem está fazendo supletivo, para quem quer reforço escolar ou mesmo apenas para aprimorar seus conhecimentos, sem compromisso.

Vale a pena acessar e conferir. Dá tanto para aprender e sintetizar o conhecimento como reforçar ou relembrar!

Telecurso de inglês

Essa playlist traz os vídeos das teleaulas do ensino médio. Confira:

http://www.youtube.com/playlist?list=PL9258AAB433727300

Nível mais básico: as teleaulas de inglês do ensino fundamental:

http://www.youtube.com/playlist?list=PL6F0DC36C1C5D73FC

Se você não sabe nada nada de inglês, recomendo começar com as teleaulas do ensino fundamental. Busque no YouTube por telecurso inglês, já que não ha garantias de que os mesmos vídeos ficarão lá para sempre (portanto fixar links pode não funcionar depois de uns meses).

Atualização: depois de publicar o texto vi que a Globo disponibiliza os vídeos direto no seu site oficial ;) Assim pode ficar melhor, mais garantido:

http://educacao.globo.com/telecurso/

Aprender inglês com os vídeos do Telecurso de graça, sem sair de casa, é una boa! A metodologia deles é muito didática, o que pode cansar os mais experientes no idioma. Para quem tem nível mais intermediário ou avançado recomendo coisas como o podcast de inglês ESL e os vídeos do Engvid, estes mais avançados (requerem uma boa compreensão do áudio).

Você também pode comprar as apostilas do Telecurso 2000 (ou do Novo Telecurso) em livrarias para acompanhar as aulas com um material teórico e de apoio, alem dos exercícios.

Fica a dica: aprender inglês com os vídeos do Telecurso é muito pratico, e não requer muito tempo. As aulas são curtinhas. Uns 15 minutos que você se dedicar por dia já ajudam.

Você não vai sair falando inglês fluente depois disso, afinal o aprendizado de um idioma é algo contínuo, progressivo. Mas terá toda a base para ir além depois. Uma vez que você consiga compreender um áudio básico, lidar com os podcasts e vídeos legendados ficará infinitamente mais fácil (como os excelentes vídeos grátis do Mr Duncan). Aí você vai aprimorando a capacidade de ouvir e interpretar aos poucos :)

Quer aprender bem mais rápido?

Eu indico os vídeos do Telecurso por já estarem na internet, e serem de uma qualidade impressionante. Porém eles foram projetados para supletivo, então talvez a abordagem nos vídeos não tenha te agradado muito, pode ter soado um tanto “infantil”. Nem todo mundo gosta de seguir todos.

Se você procura um curso online para quem não sabe praticamente nada, posso recomendar o First Steps do Agora Eu Falo. Como o nome já diz, são as primeiras etapas, ou seja, é um curso voltado a iniciantes no estudo de inglês. Clique aqui para conhecer o conteúdo do curso e veja se vale a pena para você. Ele não é caro, é super acessível! O Leonardo Leite do site ensina inglês de forma bem eficiente com vários vídeos na internet também, muitos deles gratuitos! Há inclusive um minicurso gratuito que você pode acompanhar. No canal do YouTube dele há vídeos praticamente toda semana com vários métodos e dicas práticas também, vale dar uma conferida. As 9 dicas para ser fluente mais rápido em inglês divulgadas aqui peguei com ele :)

Quer ir além do básico?

Um curso mais avançado, caso você tenha mais dinheiro (já adianto que não é barato, mas é top!) é o Inglês do Jerry. Você já deve ter visto anúncio dele por aí, e na correria pode não ter dado a devida atenção… Mas calma lá, até eu estou indicando! É muito recomendado também, clique aqui para conhecer! Ele é bem salgado mas vale a pena, veja o que os alunos estão falando para ter ideia. Muita gente aprendeu ou melhorou radicalmente seu inglês com o método dele.

Se você está num nível mais intermediário ou avançado talvez não seja para você, nesse caso recomendo as dicas que postei nesta página, referentes a como melhorar o listening e pronúncia ;) Lembre-se: cursos pagos não fazem milagres, seu avanço dependerá de você. Eles encurtam caminhos, certamente facilitam muita coisa. Se você está com pressa para aprender inglês, o ideal pode ser pagar por um destes cursos online e seguir as aulas, fazer os exercícios e acompanhar seu progresso.






2 thoughts on “Curso de inglês grátis online: vídeos do Telecurso

  1. Cleide escreveu

    Gosto de ingles e queria participar do curso como Faso para participar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>